Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Guarda Civil - Eis a questão !

Os concursos públicos no Brasil são extremamente concorridos, o número de candidatos supera demasiadamente o número de vagas oferecidas, talvez por ser uma alternativa ao desemprego que atinge todos os setores do país, principalmente nos grandes centros, em razão do número de habitantes.

Todavia, há uma carreira que não tem despertado interesse na população paulistana, que é o de Guarda Civil Metropolitano.

Impressionante o número de exonerações a pedido do próprio servidor publicadas no Diário Oficial da Cidade, somente neste ano foram 27 pedidos, 13 em janeiro e 14 em fevereiro.

O último concurso para provimento de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe fora iniciado em 2004, porém passados 06 (seis) anos, ainda existem vagas remanescentes.

Nos Diários Oficiais da Cidade de 14/01/2010, 13/02/2010 e 20/02/2010, foram publicados 301 cancelamentos de nomeação para o referido cargo.

A indicação das causas podem ser as variadas, talvez o atrativo salarial possa ser um fator negativo, devido sua defasagem que é notória, além da complexidade das atribuições do cargo, envolvendo conhecimentos básicos da legislação civil, penal, constitucional, administrativa, condicionamento físico, qualificação para o uso de armas de fogo e não letais, defesa pessoal, entre tantas outras atividades.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 22 de fevereiro de 2010.