Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem paga a conta?

A inserção da Polícia Militar do Estado de São Paulo em gerenciar questões de ordem administrativa da Prefeitura do Município de São Paulo sinaliza mudança no conceito de segurança pública.

A Prefeitura Paulistana passou a ser o maior cartão de visitas do trabalho realizado pela Polícia Militar, deixando o Governo Estadual em segundo plano, logo questões de fiscalização administrativa tornaram-se prioridade em detrimento do combate ao crime.

Na matéria “São Paulo apresenta na Futurecom2010 sistema inovador de atendimento ao cidadão”, publicada no Diário Oficial da Cidade de 28/10/10, pag. IV, são exaltadas as benesses realizadas pelos Policiais Militares, que passaram a fiscalizar falhas na iluminação, lixo e entulho, serviço conhecido como zeladoria municipal, portanto criando o Zelador Militar, que agora controla o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com o gerenciamento pelo Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar (SIOPM), ficando evidente quem tem autonomia sobre quem.

A foto abaixo de Fernando Pereira faz refletir se a Polícia Militar foi Municipalizada ou se a Prefeitura foi Militarizada.

 
O Executivo Paulista faz grandes investimentos na Polícia Militar, resolvendo problemas salariais do efetivo com a Atividade Delegada e de equipamentos com convênios, foram R$ 4,95 milhões no Corpo de Bombeiros e R$ 8,6 milhões na Atividade Delegada (período de dez/09 à jul/10) , além da aquisição de um helicóptero.

Ao se deparar com qualquer contratempo a Prefeitura recorre à Polícia Militar, como no caso recente de falta de socorristas para as motos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pois há mais veículos do que condutores, a solução apresentada não é contratar novos profissionais e gerar empregos, mas contratar que já tem emprego com a Atividade Delegada, fato retratado na matéria “4 em cada 5 cinco motos do Samu estão paradas”, publicada no Jornal Agora SP.

Inacreditavelmente até os cemitérios municipais serão objeto da Atividade Delegada, que a partir de 2011 terão Policiais Militares trabalhando em horário de folga para evitar atos de vandalismos nesses locais, fato noticiado na matéria "Cemitérios Públicos terão mais segurança em 2011" publicada no Portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Enquanto isso, criminosos assaltam supermercado com fuzis na maior cidade do país, porém isso seria evitado se no local tivesse um cemitério ou ambulantes, pois a presença de policiamento seria efetiva com a Atividade Delegada.

Propagar e a Segurança Pública é prerrogativa do Estado é fácil, mais ainda quando quem paga a conta é o município, incoerência tem limite.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 19 de novembro de 2010.