Tradutor

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Exportação da Atividade Delegada

O Jornal Diário de São Paulo realizou no dia 15/01/2011 a seguinte enquete: “O bico oficial da PM aumenta a segurança das Cidades?”, conforme publicação na pag. 9 da edição nº 42.328 – ano 127.

Curiosamente na edição do dia anterior foi publicada a matéria “Exportação do bico oficial”, que destaca os benefícios para segurança pública, pois ao invés de realizar segurança privada em seus dias de folga, o policial passaria trabalhar para o Estado, proporcionando assim segurança a todos, conforme os bons resultados nos locais em que foram implantadas, defendendo ainda sua adoção no Rio de Janeiro, onde há casos de policiais que em seu dia de folga trabalham como segurança de bicheiros, traficantes e contrabandistas. Sendo que os protestos das entidades sindicais das Guardas Municipais são uma reação corporativa e que os chefões do crime também poderiam protestar por ser a atividade delegada uma reação ao crime.

Lamentável o posicionamento do renomado Jornal, um dos mais tradicionais da história da cidade, pois o policial trabalha em seu horário de folga devido aos péssimos salários pagos pelos Governos Estaduais, policial honesto não faz segurança para o crime, mas sim para empresas privadas ou particulares devido a falência do sistema de segurança pública nacional. Em nenhum momento o editorial aborda a questão da legalidade da atividade delegada, se há acúmulo de cargo, pois o policial estaria a serviço do Estado ou do Município, tendo duas fontes públicas pagadoras, além de trabalhar até 27 dias por mês, conflitam com disposições positivadas na Constituição Federal.

Felizmente a sabedoria popular fez com que o resultado da enquete, publicada na pag. 9 da edição do dia 16/01/11, fosse: