Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Preservar nossa história

Minha história na Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo teve início em 1992, quando aos 21 anos entrei pela primeira vez pelos portões do Departamento de Ensino, atual Centro de Formação em Segurança Urbana, fato que permitiu aguçar meu senso crítico para várias questões pessoais e profissionais.

Ao longo desses 18 anos, assistimos muitas transformações motivadas por políticas de governo, alguns paradigmas famosos foram quebrados como a criação de secretaria de segurança, ter um ex-delegado como comandante, ter um comandante de carreira, fim dos comissionamentos nos cargos da carreira, porte de arma, plano de carreira, regulamento disciplinar, órgão correcional próprio.

Nossos Subinspetores tornaram-se 1º Inspetores, que tornaram-se Inspetores Regionais.

Nossos 2º Inspetores tornaram-se Inspetores.

Nossos Classes Especiais já não existem mais.

Nosso GCM não resistiu ao tempo e foi dividido em classes.

A lendária Inspetoria Regional da Sé já não existe mais.

ROMU, BANDA, IATC, IATE, IAMO, GAPE, GEPAM, DEPAD, DAI, DEAM, DIEC, CIEC, siglas que um dia foram Unidades, defenderam a municipalidade e a transparência da administração pública, contribuíram para o fortalecimento da Corporação, porém já não existem mais.

A publicação da Portaria 209 da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, no Diário Oficial da Cidade do dia 12/06/2010, pág. 3, que cria o Núcleo do Acervo e Memória da Guarda Civil Metropolitana, nos permite acreditar que a história da Corporação não será perdida no tempo.

Temos que agradecer o empenho, profissionalismo e comprometimento das pessoas que lutam incansavelmente para o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana e que ações positivas se concretizem.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 14 de junho de 2010.